Curitiba, PR
Dicas para conhecer a cidade e atrações próximas!
DESTINOS NO BRASIL
Rodrigo Telles
6/27/20237 min ler


Sem dúvida alguma, o maior cartão postal de Curitiba é a estufa do Jardim Botânico, mas você já conhece os outros parques da cidade?
Ok, tem a Ópera de Arame, também muito conhecida, onde além de exposições e shows, aos finais de semana é possível tomar um café e ver músicos tocando no lago. Ela fica no Parque das Pedreiras Jaime Lerner. Ao lado, na Pedreira Paulo Leminski, confira qual o evento da semana, pois grandes shows e eventos temáticos costumam rolar ali, como o Coolritiba.
Mas Curitiba tem muito mais parques (e outras atrações que vou falar aqui) e o que eu mais gostei de conhecer no Parque Tingui foi o Memorial Ucraniano. A arquitetura típica de sua igreja de madeira é uma atração à parte. Dentro, além dos ícones e dos ovos de Pessanka pintados à mão, painéis contam a história do Holodomor, o Genocídio pela fome que a política soviética de Josef Stalin causou, matando entre 3,5 e 3,9 milhões de ucranianos no início da década de 30 . O filme A Sombra de Stalin retrata a história real da tragédia através dos relatos do Jornalista Gareth Jones (1905-1935) que esteve lá no período.
Memorial Ucraniano no Parque Tingui
Foto: Rodrigo Telles
E já que falamos sobre genocídio, dois museus em Curitiba tratam do tema. O Museu do Holocausto conta a história do extermínio do povo judaico pelos nazistas durante a 2a. Guerra Mundial, e o Museu do Expedicionário conta a participação da FEB - Força Expedicionária Brasileira - na Itália lutando contra o nazifacismo. São museus riquíssimos em história que devem ser visitados.




Museu do holocausto e Avião P47 da FAB na Itália em frente ao Museu do Expedicionário
Foto: divulgação e Rodrigo Telles
Depois de um tema tão sério, nada como relaxar tomando um chopp artesanal em um dos diversos bares da região do Largo da Ordem, no centro de Curitiba.
Principal ponto boêmio da cidade, aos sábados a região recebe uma grande feira de artesanato e antiguidades. Explore a região a pé, aprecie a arquitetura, que conta com os imóveis mais antigos da cidade, já que é nessa região em que foi fundada Curitiba. A apenas três quadras dali, na praça Tiradentes, está o marco zero da cidade. Se andar mais três quadras, outra atração imperdível do centro velho estará à sua frente: O Paço da Liberdade.


Largo da Ordem, zona boêmia de Curtitiba e local da fundação da cidade
Foto: divulgação






Memorial da Imigração Polonesa
Memorial Ucraniano
Bosque Alemão
Paço da Liberdade
Foto: Rodrigo Telles


Atualmente ocupado por uma unidade do SESC, o Paço da Liberdade recebe exposições e mostras de cinema em seus três andares. A Arquitetura Art Nouveau e as pinturas Trompe-l'oeil já valem a visita. O café que ocupa o salão do térreo, com vista para a fonte da praça e o mercado de flores, vale a pausa no passeio.
Desta vez ande 5 quadras e chegue ao Passeio Público. Os portões do parque e seu lago com patos valem a visita.


Portão do Passeio Público
Foto: Rodrigo Telles


Quase em frente ao Belvedere, o Museu Paranaense guarda a história do estado. O acervo enorme merece ser conhecido. Ao lado do museu, outro casarão histórico guarda a Casa de Cultura Polônia Brasil.
E por falar em Polônia, que tal voltar aos parques de Curitiba? O Bosque João Paulo II guarda uma capela dedicada ao carismático Karol Wojtyla, ou Papa João Paulo II, além de diversas construções típicas polonesas e um museu com objetos do cotidiano e informações sobre sua cultura.


Palácio Belvedere Foto: Rodrigo Telles
Voltando do Passeio Público pelo Largo da Ordem, alguns prédios históricos valem a visita. Na praça João Cândido, a Associação Giuseppe Garibaldi ocupa um imponente palacete. Atrás dele, na praça, com vista para as Ruínas de São Francisco encontra-se o Palácio Belvedere. Assim como o Paço da Liberdade, é outra amostra da arquitetura Art Nouveau em Curitiba. Construído entre 1912 e 1915, para facilitar a observação da Serra do Mar, já abrigou diversas atividades, entre elas, a primeira emissora de rádio do Estado, a PRB-2 em 1922.
Outra cultura representada em um bosque em Curitiba é a Alemã. O Bosque Alemão também traz algumas amostras da arquitetura teutônica, assim como o Bosque Polonês e o Memorial Ucraniano, e conta até com a trilha de João e Maria, em uma alusão ao conto dos irmãos Grimm. O que não falta em Curitiba são parques com atrativos diversos para curtir!
Um desses parques tem um atrativo diferente. Ele abrigou até 2022 a UNILIVRE - Universidade Livre do Meio Ambiente - O Bosque Zaninelli possui uma área verde regenerada depois de ter sido utilizada para exploração de granito. Outra pedreira de Curitiba que hoje é um parque! No prédio histórico que sediava a UNILIVRE hoje funciona a Escola de Educação Ambiental, mantida pela Prefeitura Municipal de Curitiba. A vista do mirante no alto da pedreira é incrível!
Com tanto verde, não tem como não associar à Floresta e seus povos originários - os índios. Curitiba conta hoje com o MAI - Museu de Arte Indígena. A coleção particular de uma pesquisadora é riquíssima em arte plumária, cestaria e cerâmica, além de contar com um espaço educativo em forma de oca. Foi um dos melhores passeios na cidade!
Para contrapor à tanta natureza, não podia faltar ele: O olho. MON - Museu Oscar Niemeyer. Sua arquitetura inconfundível - genial para uns, horrível para outros - se destaca na praça e abriga diversos pavilhões expositivos, sempre com ótimas exibições. Não deixe de conhecê-lo também.


MAI - Museu de Arte Indígena
Foto: Rodrigo Telles


MON - Museu Oscar Niemeyer
Foto: Lucas Pontes
A Gastronomia paranaense está bem representada por diversos restaurantes. Se você ainda não conhece, deve ir ao menos uma vez no bairro de Santa Felicidade. Embora extremamente turístico, o bairro abriga restaurantes com foco no turista, com destaque para o Família Madalosso, que conta com quase 5 mil lugares!
Outra atração gastronômica da cidade é o Hard Rock Café, sempre com ótimos shows. A franquia conta hoje apenas com a unidade de Curitiba e outra em Gramado, RS sendo uma oportunidade para quem ainda não foi.
Se procura algo mais tradicional, não deixe de ir à Morretes e provar o tradicional Barreado em panela de argila. O passeio pode ser feito de carro ou van, através da cênica estrada da Graciosa, de trem, ou uma combinação de ambos.






Curitiba ainda tem outros passeios interessantes próximos. Um deles é o Parque Vila Velha. Com suas formações rochosas e furnas, tem até passeio de Balão. A cidade de Lapa é histórica, preserva o casario dos séculos 17 ao 19 e foi o palco da mais importante batalha da Revolução Federalista. Essa história está preservada nos museus da cidade.


Trem turístico
Barreado
Estrada da Graciosa e Morretes




Lapa, PR
Por último, fica essa dica imperdível:
Gruta do Bacaetava. A apenas 30 minutos de Curitiba, o parque tem diversas atrações, a principal é a gruta onde entramos cerca de 200 metros no interior da caverna, dos quais 100 metros são percorridos em passarelas, de onde podem vislumbrar as incríveis formações existentes na gruta.
Formação de Arenito do Parque Vila Velha
Gruta do Bacaetava
Claro que Curitiba tem muito mais a oferecer, Museu Ferroviário, Museu da Imagem e do Som, outros parques, Parque aquático... Mas fica para um próximo post! E você, tem dicas imperdíveis que faltaram aqui? Manda pra gente!


Ruínas de são Francisco Foto: Rodrigo Telles
Inscreva-se na nossa newsletter!
info@viajar.blog.br
+55 11-947-698-777
Geralmente ao redor do globo, mas de vez em quando eu volto para...
... Itatiba, SP - BRASIL 13252-440
Site desenvolvido pela Agência AD+

