Londres e arredores

Dicas de passeios para quando estiver em Londres aproveitando nosso pacote temático.

Rodrigo Telles

11/27/202311 min ler

Durante a 2ª. Guerra, circular por Londres era um desafio! Bombardeios constantes e a destruição causada complicavam o deslocamento, e os espaços públicos eram restritos. Toda essa história está preservada em diversos museus, mas antes de falar deles, que tal saber mais sobre Londres?

Agora, tudo mudou. Para ir à Abadia de Westminster em Londres, (um dos lugares mais históricos da capital inglesa, pois foi nela que a Rainha Elizabeth II foi coroada, entre outros fatos relevantes históricos) é só pegar o metrô, um táxi, um dos famosos ônibus de dois andares, ou caminhar. E estando em Westminster, vá conhecer também o Palácio de Buckingham, casa da família real britânica que preserva os ares monárquicos ainda hoje, com a famosa troca da guarda real todos os dias nos meses de maio e julho.

Separei neste post dicas de atrações em Londres e  seus arredores que são um complemento imperdível para quem quer conhecer mais sobre a cidade e a Inglaterra, enquanto estiver na cidade aproveitando nosso pacote temático sobre a história da 2a. Guerra Mundial. Todo entusiasta sobre história irá curtir muito esse pacote, pois detalhamos nele muitos dos momentos mais dramáticos desse capítulo da história que aconteceram em Londres e na Inglaterra. Essas dicas podem ser utilizadas como um pacote à parte também, que podemos cotar caso tenha interesse, pois possui atarações inclusive para crianças!

Cenas dos mesmos locais de Londres durante a 2a. Guerra e hoje, demonstrando o quanto a capital inglesa sofreu durante o período (Clique para ampliar)

A poucos metros da Abadia de Westminster, é no Big Ben que está instalado o parlamento inglês, uma das paradas obrigatórias para qualquer turista que visita a cidade. Outro passeio legal é ir a outro cartão-postal londrino, que fica do outro lado do Rio Tâmisa. A Roda-gigante London Eye. O passeio pela roda-gigante dura cerca de 30 minutos e a vista de cima é simplesmente maravilhosa. Como é um dos pontos turísticos mais visitados de Londres, as filas são sempre grandes, assim como para outro passeio imperdível, a Torre de Londres. Um dos símbolos da cidade, que foi construído por Guilherme da Normandia, “o conquistador”, e data de 1078. A torre de Londres abriga até hoje várias relíquias e segredos da Inglaterra. Lá estão, por exemplo, as jóias da Coroa Britânica. A Ponte Tower Bridge é outro ponto turístico da cidade que você vai reconhecer de longe de tão famoso que ele é. A ponte já apareceu em filmes e é, sem dúvida, um grande símbolo da cidade. Ela foi aberta em 1894 para ligar a parte oeste e leste da cidade de forma que não prejudicasse o trânsito marítimo. Ainda no tema náutico, visite o Cutty Sark, um navio de 1869 que está próximo ao Museu Marítimo Nacional, que também merece uma visita.

Palácio de Westminster ao anoitecer, visto do Rio Tâmisa, e a troca de guardas em frente ao palácio de Buckingham.

Quem quiser fazer compras em Londres, deve ir nas duas maiores lojas de departamentos de Londres. A Harrods, a maior do gênero, foi fundada em 1849 e é uma loja incrível. Situada na região de Brompton Road, a loja é gigante, possui 5 andares, e nela são vendidos produtos de marcas famosas. Outra loja de departamentos imperdível é a Selfridges, inaugurada em 1909, onde você encontra produtos de diversas marcas famosas em seus 2 andares.

Tower Bridge

Torre de Londres

London Eye

Big Ben

Vá à Catedral de São Paulo, que data do século XVII, e é onde são coroados os reis e rainhas britânicos. Depois, passeie pelo Hyde Park em Londres. Um dos parques reais mais bonitos do país,  ele foi inaugurado em 1637, e tem uma infraestrutura bem legal, com cafés, restaurantes, e a possibilidade de fazer vários passeios: a cavalo, passeio de carruagens e até andar nos pedalinhos. Para quem desejar, dá até para alugar cadeiras reclináveis para simplesmente aproveitar a paisagem e descansar.

Conheça também a Trafalgar Square, uma das praças mais famosas de Londres, ela se situa no centro da cidade, e é uma homenagem à vitória da Marinha Real Britânica na Batalha de Trafalgar. São na Trafalgar Square que se realizam diversos eventos, como a montagem da Árvore de Natal, e é ela que serve como principal palco de protestos da cidade.

Fachada da Harrod's

Fachada da Selfridges

British Museum e a Pedra da Rosetta (Clique para ampliar)

Voltando aos museus, não deixe de visitar o Museu Britânico. Ele possui um dos acervos mais importantes do planeta, tendo mais de 7 milhões de objetos de todos os continentes, desde itens do antigo Egito até arte renascentista. Ele foi fundado em 1753 e é um dos museus da cidade que recebe mais visitantes por ano. Um dos atrativos é a Pedra Rosetta, considerada o 1o. dicionário tradutor do mundo, é uma das preciosidades deste incrível museu. Outro que não se pode deixar de ir é no Museu de História Natural. Este é um dos museus ideais para visitar com toda a família. Há várias exposições dedicadas a dinossauros, ao Homem e ao Mundo Animal, e as crianças costumam adorar. Ele foi fundado em 1881 e tem mais de 70 milhões de itens em seu acervo. O museu conta com um exemplar do Tiranossauro Rex, uma das atrações preferidas dos visitantes.

Interior da Harrod's

Museu de história Natural

Visite também a National Gallery, um dos museus de arte mais famosos da Inglaterra e do mundo. com mais de 2,3 mil pinturas do século XIII até o início do século XX e você vai se encantar com obras de artistas consagrados como Degas, Monet, Leonardo da Vinci, Botticelli, Renoir, Caravaggio, Jan van Eyck, Rubens, Van Gogh, Rembrandt, Toulouse-Lautrec, Gauguin, Pablo Picasso, Manet e muitos outros.

Passeie pela Oxford Street, onde ficam as melhores lojas de departamentos de Londres, restaurantes, pubs, baladas e cafés. É uma rua muito movimentada e típica da cidade, assim como o Piccadilly Circus, uma praça muito conhecida de Londres, onde se cruzam as ruas Regent Street, Shaftesbury Avenue, Piccadilly e Haymarket. Apesar de não ser um passeio propriamente, é um ponto turístico e referência que aparece em muitos filmes.

Já o Regent’s Park, localizado no centro de Londres é um lugar extremamente turístico, com um lago com barcos, pista de bicicleta, teatro ao ar livre e é nele que fica o Zoológico de Londres.

Catedral de St. Paul, Trafalgar Square e Hyde Park

Explore Camden Town, uma região de Londres famosa pelo seu mercado  de pulgas, antiguidades e alimentos, tudo ao ar livre,  é o favorito de artistas como a já falecida Amy Winehouse. É um verdadeiro refúgio cultural de Londres, onde você encontra roupas, discos e muito mais, geralmente no estilo mais “punk”. É uma região muito turística, e a vida noturna é super vibrante, com música ao vivo em clubes alternativos e pubs. Não deixe de visitar também os estúdios da Warner Bros Harry Potter, um dos passeios mais legais de Londres que preserva cenários reais e outros objetos utilizados nos filmes – além de revelar vários segredos e curiosidades das gravações!

Outro passeio imperdível é andar no bairro Notting Hill, que ficou muito famoso graças ao filme. Suas casinhas coloridas são um charme, e todos os sábados acontece a feira de Portobello, com muitas barraquinhas de antiguidades, comidas, lembrancinhas e artesanatos. A livraria que aparece no filme é real e você pode visitá-la, fica na Blenheim Cresent, nº 13. Outro ponto turístico que aparece no filme é o Coronet Cinema, inaugurado em 1898 e que aos poucos se tornou um dos melhores teatros de Londres. Ele fica na Notting Hill, nº 103. Explore também o bairro de Soho, com sua famosa Carnaby Street, o centro do cenário da moda 'Swinging London' da década de 1960 e a Wardour Street, um centro da indústria cinematográfica e de entretenimento, hoje Chinatown.

Durante grande parte do século 20, no Soho havia sex shops, prostitutas, clubes de jazz, bares, boates, teatros e a indústria cinematográfica. Desde o início da década de 1980, a área mudou muito, tornou-se mais sofisticada, e agora é um bairro elegante com restaurantes caros e escritórios de mídia, com apenas alguns locais da indústria do sexo. Alguns locais de música sobreviveram, como o Ronnie Scott's Jazz Club e o Palace Theatre.

National Gallery e seu interior

Picaddilly Circus

Oxford Street

Regent Street

Deu fome? Vá comer no Borough Market, um mercado de alimentos super famoso de Londres, sendo um dos maiores e mais antigos. É um programa delicioso, especialmente para quem gosta de apreciar a culinária dos diversos países. O mercado vende doces típicos, geleias, frios, embutidos, frutos do mar, bebidas e muito mais depois de satisfeito, visite o Palácio de Kensington, uma residência real situada em Kensington Gardens, no Royal Borough de Kensington e Chelsea, e visite o Museu Tate Modern, considerado um dos maiores museus de arte moderna da Europa, ele faz parte de um conjunto composto por 4 galerias. Possui 7 andares e foi criado em uma usina elétrica desativada. O museu conta com obras de arte de grandes pintores, como Picasso, Mondrian, Monet e muitos outros. Visite também o Museu Victoria & Albert - o museu de arte e design da Inglaterra. Ele possui mais de 4,5 milhões de artefatos e a maior coleção de arte decorativa! Com 13 galerias, o museu conta a história da arte desde a pré-história, passando pelo Renascentismo e Impressionismo, até os dias de hoje.

Borough Market

Tate Modern Museum e o Victoria & Albert Museum (Clique para Ampliar)

Aliás, o coração de Londres é delimitado pelos bairros Soho, Leicester Square, Convent Garden e Embankment; É no Soho que os bares gls Lgbt e áreas gay-friendly se concentram.  E é em Leicester Square, Convent Garden e Embankment que se encontram os teatros, muitos bares e restaurantes, e vários pontos turísticos.

Por último, viaje até o sitio arqueológico de Stonehenge e até a cidade de Windsor, a 45 minutos de carro de Londres. É lá que está o Castelo de Windsor, residência real, que data do século XI e abriga os famosos salões de estado, a casa de bonecas da rainha Maria, exposições de arte itinerantes e muito mais áreas. Outra estrutura que atrai olhares lá, e que é aberta, é a belíssima Capela de São Jorge, que abriga túmulos de dez soberanos, incluindo de Henrique VIII.

Camden Town, os bairros de Notting Hill, Soho e Warner Bros Studios (Clique para ampliar)

Stonehenge, o Castelo de Windsor e a St. Georges Chapel (Clique para ampliar)

Não deixe de visitar também o Eton College, fundado em 1440 por Henrique VI, foi originalmente criado para fornecer educação para estudantes pobres. Hoje, é considerada a escola pública mais famosa do mundo. A lista dos ‘Velhos Etonianos’ inclui membros da Família Real Britânica e primeiros-ministros, incluindo Winston Churchill e Boris Johnson. Visite também a Crooked House. A casa, Construída em 1687, é a casa de chá mais antiga da Inglaterra. Por último, passeie pela Windsor Royal Station. Em frente ao Castelo de Windsor, o complexo abriga a estação ferroviária Windsor & Eton Central, de onde partem serviços diretos para Slough (troca de trem para Londres). Convertido a partir de uma estação ferroviária de 1850, o shopping ainda mantém seu charme singular da era vitoriana. Vá no All Bar One, tombado como patrimônio histórico, onde você encontrará a sala de espera privada do rei. Passeie também pela Peascod Street. A principal rua comercial para pedestres em Windsor, corta o centro da cidade, e abriga uma grande variedade de lojas que vendem de tudo, desde botas até utensílios domésticos e acessórios para celulares, você certamente encontrará algo que procura ou precise nela.

Eton College, a Windsor Royal Station, Crooked House e a Peascod Street (Clique para ampliar)

Curtiu essas dicas? Utilize-as como complemento ao roteiro temático que desenvolvemos, que conta em detalhes como Londres e a Inglaterra passaram pela 2a. Guerra Mundial, resistindo aos nazistas e sendo a base para a invasão da Normandia em 1944, que trouxe a vitória dos aliados na Europa.

Nosso roteiro contempla 12 dias de viagem, visitando 15 museus sobre o tema em Londres e seus arredores, além das cidades de Dorset e Portsmouth, podendo a cada dia mesclar os passeios temáticos com as dicas deste post, e visitando, entre eles, o maior museu de tanques de guerra do mundo, o gabinete subterrâneo de onde Winston Churchill comandava a Inglaterra durante os bombardeiros, Bletchley Park, o centro da inteligência britânica, e local onde foi inventado o 1o computador do mundo como conhecemos hoje, um navio da 2a. guerra visitado por dentro, as docas, com cenários em tamanho natural e com objetos reais da época, do porto de onde os soldados aliados partiram para a invasão aliada do Dia D, dois dos maiores museus de aviação do mundo, e muito mais... Esse roteiro pode ser realizado o ano todo, e particularmente no período de maio, pode ser estendido para 17 dias, contemplando ainda 2 dos maiores eventos de reencenação histórica  da 2a. guerra mundial, que acontecem em dois finais de semana de maio. Quer saber mais? entre em contato conosco!

Montagens fotográficas dos museus que compõe o roteiro temático sobre a 2a. Guerra (Clique para ampliar)

O navio Cutty Sark