Museu Gilmore
Gilmore Car Museum, um dos 5 maiores e meljhore museus automotivos do mundo
DESTINOS NOS ESTADOS UNIDOSMUSEUSMUSEU AUTOMOTIVO
6/27/20236 min ler


Vários museus em um só lugar
O Gilmore Car Museum não é apenas um Museu. Ele abriga em seus diversos prédios,mais de um museu específico. na verdade, são ao menos 8:
Model A Ford Museum
Lincoln Motor Car Heritage Museum
Cadillac & LaSalle Club Museum & Research Center
Pierce-Arrow Museum
Franklin Automobile Collection
Museum of the Horseless Carriage
Classic Car Club of America Museum
Tucker Documentation Center
Checker Motors Historical Records & Archives
Ao todo, são cerca de 400 automóveis e motocicletas de todas as épocas em exibição simultânea, de uma coleção de mais de 500 veículos. Entre a coleção, um carro a vapor se destaca por ser o mais antigo do acervo, um Locomobile Steam Car de 1899. Além dos carros, uma coleção de brinquedos antigos e mais de 100 carros de pedal antigos fazem parte de coleções complementares do museu, assim como as coleções de mascotes / adornos de capô automotivos e crachás de motoristas da América do Norte, que estão entre as maiores do mundo, com mais de 1.500 itens em exibição.












Detalhe de um dos carros da era do Bronze no Celeiro dedicado à esses modelos
Carro, posters e cenário do "The Gnome Mobile". (Clique para ampliar)
Um dos itens mais impactantes em exibição no museu para mim é o cenário do "The Gnome-mobile.
É uma parte do carro em escala ampliada, construído para ser utilizado no filme de mesmo nome Disney de 1967. O cenário, do carro “The Gnome-mobile”, e um Rolls Royce de 1930 foram presentes pessoais de Walt Disney para o acervo do museu.


Com espaço de sobra, afinal, são 90 acres de terra, o museu Gilmore concluiu recentemente uma expansão, adicionando um novo prédio que abriga a sua coleção de Muscle cars.
Previsto para iniciar em 2020, por conta da pandemia da covid-19 o projeto foi adiado, tendo sido concluído no final de 2022 como uma das atrações para incentivar o retorno às atividades regulares da instituição.
E uma dessas atividades não é visível ao público, mas tive a oportunidade de acompanhar em uma das minhas visitas anteriores ao museu: A escola de restauro, que envolve adolescentes dos colégios públicos da região.
Ao mesmo tempo que se ensina uma profissão, cria-se profissionais para a área de restauro. Profissionais tão difíceis quanto necessários hoje
Novo prédio que abriga a coleção de Muscle Cars de diferentes épocas
Mas a coleção que mais gosto do museu é outra: A dos automóveis Franklin.
E por dois motivos, seus designs de carroceria e seu motor refrigerado a ar de avião. Isso mesmo, de avião!
Sendo um dos museus dentro do museu, O H.H. Franklin Club preservou o legado do automóvel refrigerado a ar de maior sucesso dos estados unidos recriando uma concessionária de 1918.
Iniciando suas atividades em 1902, a Franklin Automobile Company é até hoje a única grande fabricante de automóveis dos EUA a utilizar exclusivamente motores refrigerados a ar.







Contrariando o padrão de motores refrigerados a água da época, a Franklin fabricou exclusivamente carros “aircooled” por 30 anos, e seus motores também eram usados na aviação.Para compensar a potência limitada de seus motores, a Franklin produzia carros bem leves, evitando o uso do aço, utilizando, no início, estruturas de madeira e depois passou a fazer de alumínio.


Mas voltando ao assunto carros de cinema, ou no cinema, outro ponto forte do museu é a preservação da história do Tucker.
A família de Preston Tucker, o criador do carro à frente de seu tempo doou todos os arquivos, peças, moldes e acessórios remanescentes para o Gilmore.
Era chamado por preston de “Carro do Futuro”.
A história de como o lobby da indústria de detroit destruiu o projeto pode ser vista no filme Tucker - Um homem e seu sonho, de 1988.
Exatamente cinquenta automóveis "Tucker '48" foram originalmente produzidos, mais um protótipo (conhecido como "Tin Goose").
Mas antes que a fabricação em escala industrial pudesse começar, um processo federal foi movido contra Preston Tucker pelo governo federal, acusando-o de fraude, violações da SEC e conspiração.
Já falei no começo e repeti que o Guilmore contém diversos museus dentro dele. Um deles, da Ford, é uma antiga concessionária que foi desmontada e reconstruída no Gilmore. Possui a oficina de serviços, com os quadros de ferramentas, balcões de peças e acessórios, etc. Um grande destaque é o ônibus Ford modelo AA de 1930






Um dos primeiros chassis da Franklin
Prédio que abriga a coleção dos Altomóveis Franklin e alguns dos carros do acervo (clique para ampliar)
Prédio que abriga a coleção Ford, o ônibus modelo AA 1930 e um dos quadros de ferramentas (clique para ampliar)
Tucker 1948 do Acervo do Gilmore car Museum
Cartaz do filme Tucker - o Homem e seu sonho
Rádio do Tucker


Outro display impactante do museu retrata a grande depressão de 1930.
milhares de famílias cruzaram o país literalmente morando dentro dos carros com tudo o que lhes restou de objetos presos ao carro de diversas formas possíveis. Até hoje se encontram carcaças abandonadas em lugares ermos remanescentes deste período duro pelo qual os estados unidos passou.
Display retratando o uso do automóvel na grande depressão de 1930


Mais um dos museus dentro do museu é o da Cadillac & LaSalle.
Além dos veículos expostos, ele conta com um centro de documentação que permite pesquisar a fundo sobre cada exemplar construído, como ver pelo chassis a data de fabricação e muito mais. além de tudo, o prédio é um show à parte. Novamente, parece que se está em uma concessionária.
Fachada do prédio da Cadillac & La Salle museum
E por falar nos prédios, eles são outra atração à parte. O Celeiros são todos de época, comprados em outras fazendas, desmontados e remontados no Gilmore, além dos prédios das concessionárias dos quais já falei acima, um que merece destaque é a lanchonete original de época. Construída em 1941 pela Paterson Vehicle Company, de Paterson, NJ, este restaurante acomoda 35 pessoas e ainda tem uma cabine telefônica antiga! O Gilmore Car Museum restaurou este restaurante e você pode desfrutar de sanduíches, uma boa xícara de café com creme ou um refrigerante e ter,como se costuma dizer, uma "comida típica de lanchonete".




George & Sally's Blue Moon Diner, um dos celeiros antigos, réplica do posto de gasolina da década de 30 e o Interior do diner (clique para ampliar)
Além dos prédios acima, ainda possuem prédios próprios no Gilmore as coleções de Pierce-Arrows, Rolls Royce, ornamentos de capô, carrinhos de pedal e automóveis da era do bronze, ou era do latão. Os outros automóveis e objetos do acervo estão espalhados pelos diversos salões do prédio principal.No prédio principal , uma área do museu que particularmente gosto é a coleção de táxis. Muito interessante. Tem também coleção de Corvetes, Hudson, Auburn e Duesembergs...
Com tantas atrações diferentes, recomendo dedicar um dia inteiro para conhecer esse museu. Almoce no Diner, converse com os voluntários, e descubra as particularidades que levaram alguns modelos a estarem no acervo.
























Dias e Horários:
Temporada de verão (1 de abril a 30 de novembro):
Segunda a Sexta: 9h00 – 17h00 Sábado e Domingo: 9h00 – 18h00
Temporada de inverno (1 de dezembro a 31 de março):
Diariamente 10h00 - 17h00
O museu fecha na Páscoa, no Dia de Ação de Graças, no Natal e no Ano Novo.
Contato:
6865 Hickory Road, Hickory Corners, MI 49060
Telefone: (269) 671-5089
Valor do ingresso:
Adulto: US$ 20,00 Criança: US$ 12,00 (abaixo de 11 anos grátis)
Inscreva-se na nossa newsletter!
info@viajar.blog.br
+55 11-947-698-777
Geralmente ao redor do globo, mas de vez em quando eu volto para...
... Itatiba, SP - BRASIL 13252-440
Site desenvolvido pela Agência AD+

