Museu Louwman
Um dos 5 melhores museus automotivos do mundo
MUSEUSDESTINOS NA EUROPAMUSEU AUTOMOTIVO
Rodrigo Telles
6/27/20238 min ler


LENDAS DA FÓRMULA 1 - Foi com essa exposição temporária em exibição no salão térreo do museu que adentrei ao Museu Louwman para conhecê-lo, em Haia, na Holanda. Mal sabia eu o quanto me arrependeria...
Claro que não me arrependi de ir conhecê-lo! Me arrependi é de ter reservado apenas um dia para visitá-lo...
Considerado um dos 5 melhores museus do mundo sobre o tema, realmente ele merece a distinção. O acervo é composto pela mais antiga coleção particular de automóveis do mundo. São 10.000 m² de área expositiva, em um prédio de arquitetura arrojada e com premissas de sustentabilidade, construído especialmente para abrigar o acervo de mais de 230 automóveis e motos distribuídos pelos seus 3 andares, sendo o mais antigo de 1887.
E isso não é tudo, Além dos carros, algumas aeronaves e até a cabine de comando de um dirigível estão no acervo.
A cabine do dirigível é vista sobrevoando a área de alimentação do museu, que é um show à parte. Consegue imaginar a praça de uma cidade européia nos anos 20? com suas lojas e bares funcionando? Veja abaixo:




Com um restaurante e um café em funcionamento com espaços internos próprios, além das mesas espalhadas pela praça, o local ainda conta com farmácia, alfaiataria, loja de rádios, duas oficinas com mecânicos trabalhando nos carros (antigos, claro!) e todos os outros estabelecimentos comerciais que podem imaginar... Esse é o local onde se finaliza a visita ao museu e você se senta para tentar processar tudo o que viu...
Sim, por que mais do que a quantidade de carros, vem o quesito da qualidade do acervo. Alguns dos maiores avanços tecnológicos automotivos e raridades estão ali.
Alguns exemplos são o Toyoda AA 1936, o Toyota mais antigo do mundo, e que nem a própria Toyota possui um exemplar. Foram feitos 1.404 exemplares entre 1936 e 1942, e se achava que todos haviam se perdido, destruídos durante a guerra, etc até se descobrir esse exemplar, Provavelmente levado como espólio de guerra por um fazendeiro siberiano, que o utilizou por 60 anos em Vladivostok, e depois o guardou em um celeiro.
Alguns exemplares dos primeiros veículos elétricos e híbridos (!?!) como o Baker roadster de 1908 e um Voisin C-7 Demi-Berline duas portas de 1925, projetado por Gabriel Voisin e que se mantém intacto da forma como foi utilizado pelo mesmo. Ele possui uma característica muito peculiar. Pela sua amizade com Le Corbusier, Voisin seguiu os princípios do Movimento Funcionalista neste projeto, eliminando quaisquer equipamentos, ornamentos ou linhas de carroceria que fossem apenas estéticas ou decorativas no período áureo das carrocerias inspiradas no estilo Art Nouveau, algo totalmente contrário à tendência comercial de então. Um carro único.






Toyoda AA 1936
Baterias de um Baker Roadster 1908
Voisin C7 Demi-Berline 1925
Praça de alimentação do museu, com suas lojas, o Dirigível e um cesto de balão
Vista da passarela do salão dos carros Spyker
Hall de entrada do museu, que recebe as exposições temáticas temporárias, com a mostra lendas da Fórmula 1
Ao passar pelo salão de entrada Que abriga as exibições especiais temporárias, pega-se um elevador até o terceiro andar, onde tem início o percurso pela coleção. São tantos os exemplares do século 19 que impressiona, os exemplares da primeira década do século 20 também estão presentes em grande quantidade.
Há também uma seção, logo na sequência dos autos mais antigos, que me fez retornar ao passado, unindo duas paixões na memória:
Carros e cinema.






A Corrida do Século - Você se lembra deste filme? Pois foi ele, estrelado em 1965 por Jack Lemmon, Tony Curtis, Natalie Wood e Peter Falk, que inspirou, junto com outro clássico do mesmo ano, - Esses homens maravilhosos e suas máquinas voadoras - à Hanna Barbera lançar, também de 1965, o desenho animado A Corrida Maluca!




Esses filmes me marcaram muito. Reuniam todas as minhas paixões: Viagem, aventura, humor, descobertas de outros lugares, de outras culturas... Outros carros dos filmes estão em outros museus, como o museu Dezzler de Orlando, que tem o carro do "Dick Vigarista".




Mercedes-Benz 500K Spezial Roadster 1936 - Apenas 25 produzidas
Cartaz do Filme
Carros ulilizados no Filme "A Corrida do Século" do acervo do Museu Louwman
Carros ulilizados no Filme "A Corrida do Século" do acervo do Museu Louwman
Figurino original do Professor Fate
Pois bem, quatro dos carros utilizados no filme são da coleção Louwman, que possui também alguns figurinos e outros itens utilizados nas filmagens.
Após essa seção, outras surpresas me aguardavam. Ao contornar alguns displays com carros variados, me deparo com raridades como um dos primeiros carros híbridos, Elétrico e a combustão, e algo que eu nunca tinha visto até então: Um Owen Magnetic M 25-4 de 1916, veículo que tinha uma transmissão magnética. Isso mesmo, por imãs!
Owen Magnetic M 25-4 de 1916
Mas havia muito mais surpresas reservadas para mim nessa visita.
Já havia me surpreendido pela engenharia de uma transmissão magnética, e não imaginava que iria conhecer o primeiro veículo híbrido da história.
Mesmo os mais viciados em carros só começaram a ouvir recentemente o termo híbrido, que identifica um veículo que utiliza mais de um método energético para locomoção. Até então, era normal imaginarmos que os veículos sempre foram a combustão, certo? Inclusive, a grande maioria só descobriu recentemente que havia carros a vapor e elétricos também no passado, agora híbridos no passado? Isso é novidade!
Armstrong Phaeton 1896 híbrido à gasolina e elétrico. Esse pode ser considerado o primeiro veículo Híbrido da história. E mais: Dois cilindros com ignição elétrica, transmissão de três velocidades com embreagem eletromagnética... Enfim, um carro extremamente a frente de seu tempo. Infelizmente, Os gastos e o tempo que foram necessários para o carro ser desenvolvido levaram seu inventor à falência, e o protótipo ficou no canto de uma pequena fábrica até 1963, quando um ex funcionário da Armstrong decidiu guardá-lo em uma garagem particular e que contava com calefação. O Carro permaneceu nessa garagem até meados da década de 1990, quando um entusiasta de carros britânico, Robin Loder, o comprou. Foi ele quem empreendeu uma restauração do carro muito cara e complexa. Graças a ele, o carro foi salvo e hoje podemos conhecer e apreciar o 1o. híbrido da história. E você achava que o 1o tinha sido o Prius em 97 né?



O Armstrong 1896 híbrido em exposição no Louwman
Assista o vídeo e veja detalhes do Armstrong 1896 híbrido
A qualidade do acervo se destaca por dois fatores: Carros raros, como Bugatti, Mercedes, Isotta Fraschinni etc etc (Para citar apenas os mais famosos) e grandes inovações tecnológicas, adotadas ou não, como o caso do Owen magnetic e o Armstrong Híbrido. Outro carro que é um marco das inovações tecnológicas e que merece o destaque de ficar em um anexo do museu é o Spyker 60-HP de 1903.


Spyker 60 hp de 1903
O Spyker 60 hp foi o 1o carro no mundo a ter um motor de 6 cilindros, ter tração nas 4 rodas e ter freios nas 4 rodas. Isso foi em 1903...
Com tantos veículos raros que já mencionei, dá para perceber que esse é realmente um museu imperdível. Eu diria até obrigatório para os entusiastas do automóvel. Mas não para por aí. são 230 automóveis no acervo, e todos eles tem a sua peculiaridade. Seja ter pertencido a um rei ou uma personalidade, seja pela raridade da marca, do modelo, seja por conta de algum avanço tecnológico que ele proporcionou à indústria, todos eles farão com que você se detenha defronte à eles, leia sua ficha e saia com mais conhecimento. O museu ainda é repleto de voluntários que estão sempre dispostos a contar um pouco mais sobre cada exemplar e trocar informações!





















No segundo andar estão os veículos de corrida. Carros vencedores de rallyes, de provas de endurance, como Le mans e muito mais estão preservados, bem como a memória de seus pilotos.
Saindo das galerias de automobilismo, entramos na galeria de troféus. Que show à parte! Esculturas Streamlines, Art Nouveau e Art Deco enchem as vitrines, junto com outra beleza que marcou época: Os ornamentos de capô.
E como o museu não para de surpreender, ainda tem uma galeria de posters.
Dos mais variados, de lançamentos das marcas, de produtos automotivos, de competições automobilísticas... pequenos, grandes, gigantes...










Confira mais imagens do museu na galeria abaixo. Clique e amplie:




Quem curtiu o museu e quer ter uma recordação dele apesar de ainda não ter ido, ou já foi e na época da visita não trouxe, eu adquiri para venda algumas unidades do poster original da Exposição "Lendas da F1".
Tamanho:
Para adquirir, entre em contato por email ou Whatsapp.
Valor: 350,00
Dias e Horários:
De Terça à Sexta das 10:00 às 17:00 hs
Contato:
Louwman Museum
Leidsestraatweg 57
2594BB Den Haag
+31 (0)70 – 304 73 73
info@louwmanmuseum.nl
Valor do ingresso:
Adulto: €19.00 Criança: €10.00
O Museu Louwman ainda tem uma última surpresa: Uma coleção de telescópios antigos. Mas a visitação à exposição está aberta apenas na primeira sexta-feira do mês, das 10h às 17h. Confira fotos da coleção nesse link.
Inscreva-se na nossa newsletter!
info@viajar.blog.br
+55 11-947-698-777
Geralmente ao redor do globo, mas de vez em quando eu volto para...
... Itatiba, SP - BRASIL 13252-440
Site desenvolvido pela Agência AD+

